20150309

Repertório de Chorinho e Bossa Nova para eventos


Na postagem de hoje, abordaremos uma faceta de nosso grupo musical dedicada a MPB, mais precisamente ao Chorinho e a Bossa Nova. Realizamos um trabalho musical com repertório de Chorinho e Bossa Nova para eventos e festas, levando toda a alegria, beleza harmônica, rítmica e melódica destes dois estilos musicais surgidos no Brasil.

 

Assista aos vídeos com repertório de Chorinho e Bossa Nova executados em eventos realizados por nosso grupo musical e escolha as músicas que farão parte da setlist de sua festa ou evento:

    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

29_06_2015_20_27_39

O choro, popularmente chamado de chorinho, é um estilo de música popular e instrumental brasileira, que surgiu no Rio de Janeiro, em meados do século XIX

 

 29_06_2015_22_39_18

“O Chorinho tem como origens estilísticas o lundu, ritmo de inspiração africana à base de percussão, com gêneros europeus. A composição instrumental dos primeiros grupos de choro era baseada no trio flauta, violão e cavaquinho.

 

29_06_2015_20_29_39

“O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira e ao longo dos anos se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular brasileira, reconhecido em excelência e requinte”

 

29_06_2015_20_32_12

“Herdeiro de toda uma tradição musical, Pixinguinha consolidou o choro como gênero musical, levando o virtuosismo na flauta e aperfeiçoando a linguagem do contraponto com seu saxofone e organizando inúmeros grupos musicais, tornando-se o maior compositor de choro”

 

29_06_2015_22_40_58

“Os primeiros conjuntos de choro, surgiram por volta da década de 1870. O flautista e compositor Joaquim Antônio da Silva Calado, os pianistas Ernesto Nazareth e Chiquinha Gonzaga e o maestro Anacleto de Medeiros, foram expoentes e precursores do Choro no Brasil.

 

15_04_2015_11_29_06

Ernesto Nazareth, Chiquinha Gonzaga, Joaquim Antônio da Silva Calado, compuseram quadrilhas, polcas, tangos, maxixes, xotes e marchas, estabelecendo os pilares do choro e da música popular carioca da virada do século XIX para o século XX, que com a difusão das bandas de música e do rádio, foi ganhando todo o território nacional.

 

30_06_2015_22_27_58

“Com a corte portuguesa vieram para o Brasil, instrumentos de origem europeia como o piano, clarinete, violão, flauta, bandolim e o cavaquinho, bem como seus instrumentistas. Com esses viajantes, chegou ao Brasil a música de dança de salão europeia, como a valsa, a quadrilha, a mazurca, a modinha, a polca e o schottisch, que viraram moda nos bailes da época”

 

 

 

 

 

 

Ave Orquestra e Coral

Grupo Musical para Cerimônias de Casamento, Festas e Eventos no Rio de Janeiro

Música ao Vivo em Eventos no Rio de Janeiro, Niterói, Região Serrana do Rio e São Paulo

Vídeos: www.youtube.com/athamisorquestra

Blog: www.athamismusical.com.br

Site: www.athamisorquestraecoral.com.br

E-mail: athamismusical@gmail.com

Tels.: 21 3826-3470  e  21 99724-2944

Rio de Janeiro RJ – Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos desta Postagem por:

Ave Orquestra e Coral

Texto desta postagem sobre o Chorinho:

Wikipédia

Fotos desta postagem por:

Ave Orquestra e Coral

http://www.museuartecontemporanea.pt/

http://fcoeduardo.blogspot.com.br/

http://www.cafedelmarco.com.br/

Imagens Google

Banda de Jazz (Trio de Jazz, Quarteto de Jazz), Grupo de Chorinho e Bossa Nova no Rio de Janeiro

Obrigado por sua visita e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo ao nosso Blog! Se desejar alguma informação sobre Música ao Vivo em Eventos, entre em contato que teremos prazer em atendê-lo!
Ave Orquestra e Coral