20160527

Sambas e Marchinhas de Carnaval para Festas

 

O Brasil é o país do samba! E alguns sambas ficaram para sempre marcados na história da música popular brasileira, como é o caso da “Aquarela do Brasil” de Ary Barroso, um verdadeiro hino à terra e ao povo brasileiro. Outro samba que deixou marca em nossa MPB, é composição do genial Gonzaguinha, “O que é O que é?” (Eu fico com a pureza da resposta das crianças, é a vida, é bonita e é bonita …). Temos ainda os sambas-enredo das Escolas de Samba, em que alguns fizeram história com letras bem elaboradas, verdadeiras poesias e ritmo contagiante, como o samba enredo do Salgueiro, do ano de 1993, “Explode Coração”. O tema “Peguei um Ita no Norte” contando a história da viagem costeira entre Belém e o Rio de Janeiro, a bordo do vapor "Itapé", ajudou a Escola de Samba Salgueiro, levar o título de campeã de 93 no Rio de Janeiro. Outro samba enredo que fez história no carnaval, convocando o público a cantar e sambar, é “Atrás da Verde e Rosa só não vai quem já morreu”, enredo da Escola de Samba Mangueira, ano de 1994.

Já as Marchinhas de Carnaval, encantaram e ainda encantam gerações de brasileiros, com letras bem humoradas e em tom muitas vezes irônico, ritmo acelerado e convidativas a bailar no Carnaval. Só para citar algumas Marchinhas:  “Allah-la-Ô”, “Aurora”, Ó Abre Alas” (essa Marchinha foi composta por Chiquinha Gonzaga em 1889). “Chiquita Bacana”, “Cidade Maravilhosa” (composta por André Filho em 1935, é um verdadeiro hino em homenagem ao Rio de Janeiro) “Saca-rolha”, “Lata D’agua”, “Jardineira”, Taí, Indio quer Apito (composição de Haroldo Lobo com Milton de Oliveira, data de 1960) e muitas outras. As Marchinhas além de serem patrimônio cultural brasileiro, ainda divertem os foliões de todas as gerações, afinal quem não sabe cantar a letra de ao menos uma delas?

 

Confira os vídeos com Sambas e Marchinhas de Carnaval, sendo executados por nosso Grupo Musical em festas e eventos que realizamos a trilha musical:

 

 

 

 

 

 

 

marchinhas1

Outras Marchinhas de Carnaval como “Cachaça não é Água”, “Me dá um dinheiro aí”, “Turma do Funil”, ganharam grande adesão popular e embora antigas, estão na memória musical das pessoas até hoje

 

carmen miranda

“Taí” foi um grande um grande sucesso de Carmem Miranda que também cantava “Mamãe eu Quero”

 

 

 

 

 

 

 

Ave Orquestra e Coral

Grupo Musical para Cerimônias de Casamento, Festas e Eventos no Rio de Janeiro

Música ao Vivo em Eventos no Rio de Janeiro, Niterói e Região Serrana do Rio

Vídeos: www.youtube.com/athamisorquestra

Blog: www.athamismusical.com.br

Site: www.athamisorquestraecoral.com.br

E-mail: athamismusical@gmail.com

Tel.: 21 3826-3470 e 21 99724-2944

Rio de Janeiro RJ – Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Vídeos desta Postagem por:

Ave Orquestra e Coral

Banda de Jazz RJ, Trio de Jazz, Quarteto de Jazz, Grupo de Bossa Nova RJ e Show de Músicas Italianas no Rio de Janeiro

Fotos desta postagem:

Imagens Google

Obrigada por sua visita e até a próxima postagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Seja bem vindo ao nosso Blog! Se desejar alguma informação sobre Música ao Vivo em Eventos, entre em contato que teremos prazer em atendê-lo!
Ave Orquestra e Coral